A Atmosfera é uma das esferas que compõe a Biosfera, onde surge, mantém e se desenvolve a vida. A Atmosfera é uma camada que envolve um corpo celeste, pode ser propicia a vida ou não, dependerá dos gases que é formada. No nosso caso, a Terra, a Atmosfera ajuda no surgimento e desenvolvimento da vida. A Atmosfera terrestre funciona como uma bolha, e dentro ela retém o calor necessário para que as águas não congeles e o oxigênio liberado pelas plantas que é essencial para a vida de todos os seres consumidores de oxigênio, como nós, seres humanos, além de funcionar como um filtro contra os raios solares 

http://www.iplay.com.br/Imagens/Divertidas/043V/Forte_Tempestade_Com_
Raios_E_Trovoadas_Formando_Um_Imenso_Tornado

prejudiciais aos seres vivos, como os ultravioletas. Os gases que compõem a atmosfera só estão aí devido a força de gravidade do planeta combinado com o calor e a distância do sol.
A Atmosfera da Terra está intimamente ligada as formações geológicas, assim como a água, há uma grande interatividade entre as três esferas que compõem a biosfera, são entrelaçadas. O estudo de qualquer uma dessas esferas nos leva entender a dinâmica do outro, como pode ter surgido e seu comportamento ao longo dos milênios.
Quando falamos em meio ambiente estamos nos referindo na interação entre a Litosfera, Hidrosfera e Atmosfera. Nossa atmosfera é agredida continuamente pela emissão de gases poluentes e isto gera desequilíbrio em escala local e regional e as vezes com reflexos bem distantes. Há o temor que a emissão descontrolada de gases como ainda é feito possa desencadear um efeito estufa de escala mundial, que aumentaria os oceanos devido o degelo, desertificação de outros e inundações em vário locais do planeta.
A Atmosfera terrestre além de poder se tornar um forno, ela recebe gases que destroem sua camada de ozônio, responsável por filtrar os raios ultravioletas do sol protegendo os seres vivos. A camada de Ozônio e a atmosfera como um todo é que protege a terra dos raios solares, deixando passar somente o essencial para a vida, se os raios solares chegassem na superfície em sua totalidade o planeta seria esterilizado.

CALEGARI, Luiz Maximo. Licenciado em Geografia pela FEF - Fundação Educacional de Fernandópolis – SP – Pós Graduado em Docência do Ensino Superior pelo IEC – Instituto Educacional Carapicuíba
http://www.luizcalegari.com

2 comentários:

Hi excellent blog! Does running a blog like this take a large amount of work? I've virtually no knowledge of programming but I was hoping to start my own blog soon. Anyhow, should you have any recommendations or tips for new blog owners please share. I know this is off subject but I simply needed to ask. Many thanks!

I visited various web sites however the audio quality for audio songs present at this web page is in fact superb.

AmorLegal.com

AmorLegal.com
Encontre seu AMOR Cadastre-se grátis no www.amorlegal.com

Menú

Visitas

Hora Certa

Seguidores

Pesquisar neste blog

Twitter

Facebook

bilhetes