3ª - SISTEMAS NACIONAIS DE INFORMAÇÕES E AVALIAÇÕES
Esses são temas cada vez mais freqüentes na esfera escolar. Em tempos de uma educação com metas voltadas para o qualitativo é claro que não poderia deixar de ser uma das principais preocupações do Estado, que orienta o desenvolvimento de um trabalho voltado para resultados oriundos de um conjunto de conhecimentos desenvolvidos de forma integrada, abrangendo novas tecnologias, conhecimentos individuais e regionais, de forma a preparar a clientela escolar para que possam disputar de maneira igualitária um mercado cada vez mais competitivo. As informações coletadas e as avaliações periódicas permitem ter um mapa da real situação do ensino, seja em nível regional ou nacional e permite a tomada de decisões para as correções necessárias. São necessárias informações ágeis e dignas de credito que exponham a realidade do ensino nacional, permitindo definir o norteamento de um planejamento e a tomada de decisões para aplicar políticas de melhoria da educação brasileira. A coleta de informações abrange todo o sistema de ensino e é feito através do Censo Escolar, Censo do Ensino Superior e levantamento sobre o Financiamento e Gastos da Educação, além de mais alguns feitos conforme alguma necessidade se apresente.
As avaliações são: ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio; SAEB - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, e o ENC - Exame Nacional de Cursos, ou Provão. Através desses instrumentos o MEC cumpre normas estabelecidas na LDB como: "assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino".
O ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho individual e dá parâmetros necessários que mostram se o aluno está capacitado para o prosseguimento de estudos ou ingressar de forma satisfatória no mercado de trabalho.
O ENC - Exame Nacional de Cursos, tem o objetivo de identificar deficiências e melhorar a qualidade do ensino superior no país, qualificando o corpo docente e a melhoria de instalações físicas.
O SAEB - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, Iniciado em 1990, o SAEB produz informações sobre o desempenho da educação básica em todo o país, e abrange as diferentes realidades dos sistemas estaduais e municipais de ensino, entre elas: a qualidade e equidade do sistema; fornecer informações às administrações públicas da educação, informações necessárias á adoção de políticas para melhoria qualitativa do ensino, e dar à sociedade e aos agentes de educação os resultados do processo de ensino e em que condições estão sendo desenvolvidos.
Luiz. . .
Bibliografia: CASTRO Maria Helena Guimarães de
0 comentários:
Postar um comentário