4ª - GESTÃO DO CONFLITO ESCOLAR - Da classificação aos modelos de mediação
Caros colegas, as escolas brasileiras e em nosso caso, no Estado de são Paulo, mesmo que muitos não percebam, está passando por algumas transformações, basta analisarmos a bibliografia da parte geral deste próximo concurso. Os conteúdos nos levam para uma reflexão e ao estudá-los estamos sendo preparados para sermos os instrumentos dessa transformação, melhorar a educação como um todo, seja no resultado final do que o aluno aprendeu quando concluir cada ciclo, seja na convivência entre alunos e entre alunos, professores e funcionários. Vejo que essa transformação deverá passar principalmente pelos docentes, não sou contra, só espero ter instrumentos, ferramentas, e amparos legais para tanto. Você pode até estar pensando que se formou para dar aulas, ensinar aqueles conteúdos de sua área de formação e não para cuidar de problemas alheios, que são tantos os conflitos que se apresentam na esfera escolar.
Caros colegas, as escolas brasileiras e em nosso caso, no Estado de são Paulo, mesmo que muitos não percebam, está passando por algumas transformações, basta analisarmos a bibliografia da parte geral deste próximo concurso. Os conteúdos nos levam para uma reflexão e ao estudá-los estamos sendo preparados para sermos os instrumentos dessa transformação, melhorar a educação como um todo, seja no resultado final do que o aluno aprendeu quando concluir cada ciclo, seja na convivência entre alunos e entre alunos, professores e funcionários. Vejo que essa transformação deverá passar principalmente pelos docentes, não sou contra, só espero ter instrumentos, ferramentas, e amparos legais para tanto. Você pode até estar pensando que se formou para dar aulas, ensinar aqueles conteúdos de sua área de formação e não para cuidar de problemas alheios, que são tantos os conflitos que se apresentam na esfera escolar.
RESUMINDO:
Muito bem, o conflito faz parte de nossas vidas, sejam na escola, seja na esfera familiar ou social, toda democracia tem conflitos, é a contraposição de idéias, somente na interação humana são gerados conflitos, no ambiente escolar não poderia ser diferente, e quem está a frente? Pode não concordar, mas é você professor. Cabe a nós educadores a classificação e fazer ou propor a mediação, pois um conflito seja de qual ordem, é praticamente ser extinto sem a devida mediação, e pode acreditar os atores dessas manifestações, aqui os alunos, esperam isso, pode não parecer, mas para a maioria dos discentes a escola é principal portal para o desenvolvimento pessoal, social, econômico e político. Pessoalmente, acho que cabe ao professor cobrar dos setores competentes o auxilio necessário.
Esse é meu entendimento e com ele vou para as provas, se você tem uma opinião contrária ou de concordância sobre este, ou qualquer um dos temas, faça um comentário, desde já agradeço.
Luiz. . .
Bibliografia: CHRISPINO, Álvaro - GESTÃO DO CONFLITO ESCOLAR
Bibliografia: CHRISPINO, Álvaro - GESTÃO DO CONFLITO ESCOLAR
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