1ª) - METÁFORAS PARA REENCANTAR A EDUCAÇÃO
Segundo Hassmann é necessário melhorar qualitativamente o ensino nas suas formas didáticas e atualizar constantemente os conteúdos. Que educar é criar situações de aprendizagens de forma que o aluno possa se interessar mediante sua própria experiência do conhecimento. Não devemos optar por passar conhecimentos prontos e sim contextualizar, usando, ainda, de flexibilidade, em vivências personalizadas do aluno. Em tempos de uma sociedade do conhecimento e ao mesmo tempo em que aprende, temos de encarar o desafio de uma série de novas linguagens, frutos da enorme quantidade de conhecimentos disponíveis e surgem a cada dia. É preciso usar uma pedagogia de questionamentos, acessarem o maior número de informações sem medo da complexidade, e sem medo do imprevisível. É necessário unir sensibilidade social com eficiência pedagógica no contexto escolar para reencantar a educação, ou seja, o comprometimento ético, político e social do educador.
Até bem pouco tempo as estratégias educacionais estavam centradas em aumentar sempre a oferta escolar, a universalização do ensino, e que obteve certo êxito, mas agora o novo desafio é para o qualitativo, mas sem deixar de atender a demanda, daí a necessidade de investimentos na qualidade pedagógica de forma a atender as necessidades básicas de aprendizagem no que se refere às competências de forma que se possa enfrentar a competitividade crescente do mercado. Daí a necessidade de uma linguagem universal e ao mesmo tempo individualizada de forma a se utilizar também dos pré-conhecimentos a nível regional que chegam às escolas através de seus alunos, é a escola que também aprende.
Luiz. . . DOWNLOADS - FREE
Bibliografia:
ASSMANN, H. Metáforas novas para reencantar a Educação Epistemologia e Didática. 2ª edição – Editora UNIMEP, 1998.
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