2ª) - O Fenômeno BULLYING


Apesar de ser um tema atual, principalmente suas causas, não encontrei muitas informações disponíveis, de toda a leitura que fiz cheguei a essa conclusão e estou colocando um resumo nesse post. Espero que seja útil aos colegas que farão a prova, é assunto do item 2, da bibliografia da parte geral do concurso dos professores do Estado de São Paulo PEB II.

Ninguém mais que os educadores têm o maior interesse na prevenção do BULLYING nas escolas, podemos observar através da mídia escrita ou televisiva o crescente aumento da violência nas escolas. Prevenir ou exclusão do bullying do meio escolar é o desejo de todos e penso que até os próprios alunos concordam, pois,  muitos são as vítimas, em meu ponto de vista até o próprio agressor é vítima, mas como proceder? Informações a respeito não são muitas e é necessário ir à raiz do problema, que em nosso país tem sua origem na diversidade, discriminação, no próprio capitalismo que por seu lado aumenta a exclusão social, na própria família, entre outros. Há o BULLYING DIRETO, forma mais comum e caracterizam-se pela agressão física do mais forte sobre um outro indefeso ou mais fraco, os agressores são tidos como valentões, ou seja, sempre ocorrem onde há um desequilíbrio de forças e é repetitivo. BULLYING INDIRETO, ou social, tem como vítimas preferenciais as do sexo feminino ou crianças pequenas e é caracterizado pelo isolamento social, difamatórios, intimidação de outros que queira socializar com a vítima, críticas ao modo de vida, roupas que usam, etnia, religião, destacar certa incapacidade da vítima, são algumas formas da agressão do bullying social ou indireto.

Resumo: BULLYING – Como acabar com essa cultura na escola.

Prevenir o BULLYING escolar está além de algumas campanhas localizadas, é necessário um envolvimento global dos trabalhadores que atuam na Educação como: formação continuada, práticas pedagógicas objetivando desestruturar bloqueios culturais, valorizar de forma a consolidar os Direitos Humanos, ou seja, transformar sociedade. A comunidade escolar deverá ter acesso irrestrito a todas as informações sobre esse tema, ações para estimular o diálogo, sempre direcionado ao respeito à criança, os seus direito. Ter como meta abolir toda prática que leve à segregação do indivíduo e qualquer tipo de racismo.

Faça o Download deste resumo clicando em: DOWNLOADS - FREE
Luiz. . .
Bibliografia: Wikipédia, a enciclopédia livre.

0 comentários:

AmorLegal.com

AmorLegal.com
Encontre seu AMOR Cadastre-se grátis no www.amorlegal.com

Menú

Visitas

Hora Certa

Seguidores

Pesquisar neste blog

Twitter

Facebook

bilhetes