REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Maquina_vapor_Watt_ETSIIM.jpg Autor: Nicolás Pérez
O Planeta Terra desde a sua formação a mais ou menos 4,5 bilhões de anos, passou e continua passando por várias modificações, no início os ciclos eram longos e isto foi se modificando, acelerando e hoje as mudanças ocorrem em períodos cada vez mais curtos. As modificações ocorridas foram de origem natural ou provocadas.
Nos últimos 500 anos o mundo começou a ser alterado cada vez mais rápido, na economia, relações sociais e políticas, e foram necessárias para atender uma população cada vez mais crescente. Saiu do sistema Feudal, passou pelo Mercantilismo e depois para o Capitalismo. A demanda de bens de consumo cada vez mais crescente e a necessidade de matéria prima para a produção desses bens de consumo, configuraram uma dinâmica diferente no espaço geográfico, já que essas matérias primas vêm da natureza. Isso levou a uma nova realidade do meio natural e das relações sociais.
O Mundo saiu de uma produção artesanal e passou a ser industrial, o que também aconteceu em etapas, sendo as seguintes: Primeira, Segunda e Terceira Revolução Industrial.
A Primeira Revolução Industrial aconteceu primeiro na Inglaterra, no final do século XVIII início do século XIX, tendo aí também o início do Capitalismo. O sistema de produção artesanal, que era bem restrito e passado de pai para filho foi dando lugar ao sistema fabril, ou industrial, no início ainda manufatureiro, ou seja, quase tudo feito a mão, e aos poucos foram sendo introduzidos máquinas, acelerando cada vez mais a produção.
A Primeira Revolução Industrial teve como destaques a invenção da máquina a vapor, movida a carvão mineral que deu um maior desenvolvimento na Indústria Têxtil, e a locomotiva a vapor que deu uma maior agilidade nos meios de transportes principalmente de matérias primas e dos produtos fabricados.
Luiz. . .
Postado por
Luiz
0 comentários:
Postar um comentário