ESTRELA

Estrela em Formação

Estrela em Formação
Estrela é um corpo celeste formado por plasma, sua luminosidade é conseqüência da fusão do material nuclear que a compõe. Sua luz é emitida e atravessa o espaço em forma de radiação eletromagnética, a intensidade desses raios luminosos depende da pressão e quantidade de material que compõe a estrela. O termo estrela é muitas vezes erroneamente utilizado, é comum numa noite escura as pessoas olharem para o céu e dizer que há uma imensidão de estrelas. Mas nem tudo o que observamos de luminoso no céu a noite são estrelas, podem ser planetas, asteróides, galáxias, nebulosas, entre outros corpos celestes que compõem o universo.
O nosso conhecido Sol é uma estrela, e parece ser muito grande, pois o seu raio é em torno de 100 vezes maior que o raio da Terra. O Raio do Sol é de 695 mil quilômetros e tem um volume de 1.300.000 vezes maior que a Terra.

Mesmo o Sol, que parece um gigante, não passa de um anão perto de Antares, que é 700 vezes maior que o Sol e brilha dez mil vezes mais, essa estrela se localizada na Constelação do Escorpião. Entre o Sol e Antares há muitas outras estrelas de tamanhos intermediários, mas a maior mesmo existente deve estar ainda para ser descoberta, levando-se em conta o tamanho e a complexidade do universo. Só para mencionar, astrônomos fotografaram uma que parece até o momento ser a maior, chamada Pistola e que segundo cálculos, brilha em torno de 10 milhões de vezes mais que o sol.

Estrelas começaram a serem formadas em torno de 13 a 14 bilhões de anos, logo após o evento do Big Bang, e esse processo continua até hoje. A sua formação é idêntica àquela que deu origem ao nosso sistema solar, a partir de uma grande massa de gás e poeira cósmica, um núcleo mais denso dessa nebulosa passa a exercer maior poder de gravidade e vai ficando cada vez mais denso. Esse processo aumenta a temperatura local e chega a um ponto onde haverá uma fusão nuclear, dando, assim, origem a estrela. O Choque entre Galáxias, comum no Universo, também provoca o nascimento de estrelas. A Estrela mais próxima da terra depois do Sol, é a Próxima Centauro, que fica a 4,2 anos luz, ou 9,5 trilhões de quilômetros de nós. 
Estrela Jovem
Estrela Jovem
Como tudo que nasce, cresce e um dia morre, as Estrelas também são assim, elas tem o seu ciclo de vida. Claro que nós humanos jamais veremos uma estrela nascer, desenvolver e depois morrer. Esse processo leva milhões de anos. Elas nascem da fusão dos elementos que sofreram um longo processo de contração, aumento da densidade e temperatura, esses materiais ficam num processo de combustão por milhões de anos e com o passar dos tempos começa e esfriar até a se apagar por completo. Mas não é uma regra, estrelas com massas inferiores a do sol geralmente vão se esfriando lentamente e viram as chamadas Anã Branca, já estrelas com massa várias vezes o tamanho do sol, tem um final diferente, por uma série de fatores que ocorrem durante a sua existência, que abordaremos oportunamente, a estrela explode e produz elementos mais pesados que o ferro, lançando tudo ao espaço em alta velocidade, é o que se chama de Supernova, os gases liberado formam uma nova nebulosa, que poderá dar origem a uma nova estrela.

O Sol, nossa querida estrela, segundo estudos, não explodirá, irá se expandindo e chegará à proximidades de marte, transformando-se numa Gigante Vermelha, depois irá se esfriando, perdendo as camadas externas e se transformará numa Anã Branca.

Calegari

0 comentários:

AmorLegal.com

AmorLegal.com
Encontre seu AMOR Cadastre-se grátis no www.amorlegal.com

Menú

Visitas

Hora Certa

Seguidores

Pesquisar neste blog

Twitter

Facebook

bilhetes