Seqüências didáticas

As seqüências didáticas são conjuntos de atividades planejadas para ensinar um conteúdo etapa por etapa e estão ligadas entre si. Leva-se em conta também os objetivos a serem alcançados na aprendizagem dos alunos, e nessa seqüência envolvem ainda atividades de avaliação.
A seqüência didática leva o professor a organizar o trabalho em sala de aula de forma gradual, e sempre parte dos níveis de conhecimentos que os alunos dominam, chegando ao que eles precisam ainda aprender sobre aquele conteúdo.


Em nosso caso; Globalização e Regionalização = As Empresas Transnacionais.
-Em primeiro lugar fazer um questionamento ou que os alunos redijam um texto sobre o assunto, para identificar o grau de conhecimento dos mesmos sobre o atual processo de globalização;

-Fazer perguntas aos alunos e incentivá-los a também questionarem, comparando, concordando ou discordando dos pontos que escreveram e o que o professor deve perguntar e explicar sobre cada item: = Globalização, Regionalização, a Economia nacional e Internacional, As empresas nacionais e as Multinacionais;

-Aproximar ao máximo o que deve ser ensinado com os conhecimentos e vivências que eles têm sobre o conteúdo em discussão: = definição de Região, e como estão inseridos no mundo globalizado, Territórios, Regionalização, Empresa Nacional e Economia;

-Definição de Empresa Multinacional, como surgiram, o seu desenvolvimento ao longo do século XX e a influência das novas tecnologias e do capitalismo;

-O território abrangido por uma multinacional, levando-se em conta o tipo de produto ou serviço por elas produzido ou disponibilizado, quais os critérios levados em conta na instalação de uma filial, o fechamento de outra ou fusão, estratégias técno-financeira, Seus limites;

-Estratégias de mercado e a partir daí a definição da produção e a região à ser atendida pelos produtos ou serviços, aí será definido nível de qualidade e de preços;

-A Empresa Multinacional hoje, as interações com os meios de informações, transportes, a nova divisão técnica o trabalho nacional e internacional, o sistema capitalista como definidor de soberania, poder e exclusão social, tecnológica e de conhecimentos. E assim por diante.

-Devemos em cada etapa sempre propor o questionamento, levantamento de hipóteses, pesquisas e análises dos resultados, verificando, assim o domínio e conhecimentos adquiridos pelos alunos, incentivar sempre trabalhos escritos individualmente, organizando de forma que cada um sistematize e organize seus conhecimentos, segundo um roteiro proposto pelo professor.

-Podemos trabalhar várias seqüências didáticas durante o ano, em cada sala de aula, e sua duração poderá ser de dias ou semanas, dependendo do planejamento e da necessidade de cada uma das classes. O desenvolvimento deve ir apresentando cada vez mais desafios maiores aos alunos, de forma que permita a crescente construção do conhecimento.

-As atividades podem contemplar jogos, diferentes linguagens, gêneros de textos, análises e reflexões, aumentar gradativamente a complexidade de cada atividade de forma que se direcione para um aprofundamento do tema proposto.

-O desenvolvimento de uma seqüência didática que apresenta os resultados esperados, permitirá a construção com os alunos as ferramentas (habilidades e competências) da pesquisa científica, permitindo ao aluno um melhor aprendizado e a desenvolver sua autonomia, desenvolvendo assim a consciência crítica.

Luiz. . .

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