QUEDA DO MURO DE BERLIM


                                O Muro de Berlim, construído durante a Guerra Fria pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental), conhecido no mundo inteiro, além da divisão física de um território, dividia também as relações sociais de um povo. E atingia todo o planeta, uma vez que a sua construção significou a divisão política do mundo em duas partes, ficando de um lado o Leste e de outro o Ocidente, período que se travava uma guerra, a chamada Guerra Fria, tendo do lado lesta a URSS (antiga União Soviética) e do lado ocidental os EUA (Estados Unidos da América). Muitos apontam a queda do muro de Berlim como o fim da Guerra Fria.

                                O Muro foi construído na madrugada do dia 13 de agosto de 1961, e tinha 66,5 km de grades metálicas, 302 torres de observação, 127 redes metálicas e eletrificadas com alarmes, pistas de corridas para ferozes cães de guarda. O muro provocou a morte de muitas pessoas, ferimentos, e milhares foram presas tentando atravessá-lo. Os filmes tentam mostrar como era a vida dos alemães durante a vigência do muro, mas o mundo jamais saberá com certeza o que acontecia daquele lado.

                                A queda do muro de Berlim foi o resultado de uma onda revolucionária que varreu todo o Bloco do Leste, e o governo da Alemanha Oriental anunciou no dia 9 de novembro de 1989, pressionado durante várias semanas por distúrbios civis, que todos os cidadãos da RDA poderiam visitar a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental, e assim multidões subiram e atravessaram o muro juntando-se ao povo alemão ocidental numa enorme celebração. A partir daí e durante as semanas seguintes o muro foi sendo destruído por um público eufórico, há quem guarda até hoje pedaços do muro. A destruição do muro abriu caminho para que a Alemanha fosse reunificada e esse fato foi comemorado no dia 3 de outubro de 1990.

Luiz. . .

0 comentários:

AmorLegal.com

AmorLegal.com
Encontre seu AMOR Cadastre-se grátis no www.amorlegal.com

Menú

Visitas

Hora Certa

Seguidores

Pesquisar neste blog

Twitter

Facebook

bilhetes