REINO UNIDO
O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, e esta denominação vem desde 1927, (United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland). É formado pela Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte, é mais conhecido como Reino Unido, é um país insular localizado na costa noroeste da Europa. A Grã-Bretanha inclui a Inglaterra, Escócia e Gales, e a capital é Londres. O Reino Unido inclui a ilha da Grã-Bretanha, a parte nordeste da ilha da Irlanda e muitas outras ilhas menores. A Irlanda do Norte é a única parte do Reino Unido com uma fronteira terrestre, sendo a mesma com a República da Irlanda. Fora essa fronteira terrestre, o Reino Unido é cercado pelo Oceano Atlântico, o Mar do Norte, o Canal da Mancha e o Mar da Irlanda. A maior ilha, a Grã-Bretanha, é conectada com a França pelo Eurotúnel.
O Reino Unido é uma monarquia governado por um sistema parlamentar com a sede do governo em Londres.
A Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, e expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX, e o maior legado da 1ª Revolução Industrial foi a invenção da máquina a vapor.
O Reino Unido, berço da revolução industrial, é um dos países mais industrializados do mundo. As indústrias tradicionais, tais como as do carvão, do ferro, do aço, dos têxteis e da construção naval estão atualmente a sofrer uma reestruturação no sentido de se adaptarem às novas exigências do comércio internacional. Durante os anos 80 estabeleceu-se e expandiram-se as industrias de serviços e de alta tecnologia. Estas novas indústrias incluem satélites de telecomunicações, robótica e informática.
Até 1850, a Inglaterra continuou dominando o primeiro lugar entre os países industrializados. Embora outros países já contassem com fábricas e equipamentos modernos, esses eram considerados uma "miniatura de Inglaterra", como por exemplo os vales de Ruhr e Wupper na Alemanha, que eram bem desenvolvidos, porém não possuíam a tecnologia das fábricas inglesas.
Na Europa, os maiores centros de desenvolvimento industrial, na época, eram as regiões mineradoras de carvão; lugares como o norte da França, nos vales do Rio Sambre e Meuse, na Alemanha, no vale de Ruhr, e também em algumas regiões da Bélgica.
O Cristianismo e a Revulução tecnológica da Europa avança para o mundo. Como entender que civilizações exploradoras de oceanos e mares, que tenha conquistado uma grande parte do mundo, portadoras do conhecimento científico, altas tecnologias, exemplos de democracia, das artes, do Iluminismo, a Renascença e dos gritos contra o Absolutismo, contemplem conflitos tão primários, como o separatismo do IRA na Irlanda do Norte e do ETA na espanha, a rejeição aos imigrantes demonstrações de rascismo e xenofobia, estejam ainda presente no meio do evoluído povo europeu, que apesar de deterem o manuseio de tecnologias de ponta, não conseguem eliminar o ódio e a intolerância de seu território.
Bibliografia
0 comentários:
Postar um comentário