8ª - O ensino na sociedade do conhecimento: EDUCAÇÃO NA ERA DA INSEGURANÇA


Vivemos numa era que pode ser denominada de pós-industrial, a era das novas tecnologias e a sociedade está sendo chamada de Sociedade do Conhecimento, o trabalho humano, físico, foi substituído pelas máquinas, e o trabalho mental está sendo substituído por computadores cada vez mais sofisticados. Ao homem está ficando uma tarefa que parece ser insubstituível, a criatividade, criar sempre usando o pensar, as idéias, mas até quando essa tarefa será nossa?

As novas tecnologias por si só nos atraem, como são uma criação do capital, este se utiliza delas mesmas pra explorar mais fundo nossos sentimentos criando cada vez mais o fenômeno chamado consumismo, se por um lado nós consumimos de forma desenfreada e sentimos satisfação nisso, também gera inseguranças: Como ensinar nossa juventude tomar partido efetivo nesse progresso e ao mesmo tempo terem capacidade de se protegerem do rítimo alucinante e seus efeitos? Se há a Sociedade do Conhecimento temos também uma sociedade aprendente, onde é preciso educar de forma a termos cidadãos criativos, interativo e inventivo.

Precisamos de uma escola voltada para a cultura cooperativa, interdependente, onde cada um se sinta integrado, faça parte do trabalho que deverá sempre ser em equipe, e com uma pedagogia voltada para novos resultados. Criar sociedades inovadoras, que façam transformações visando prosperar, ter conhecimento de como moderar o consumismo, valorizar o social nas comunidades, e trabalhar para que a pirâmide econômica seja mais homogênea. Precisamos aprimorar, diminuir e quem sabe até eliminar o empobrecimento.

Luiz. . . Faça o Download do resumo acima clicando em:  DOWNLOADS - FREE

Bibliografia: HARGREAVES, Andy. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança

0 comentários:

AmorLegal.com

AmorLegal.com
Encontre seu AMOR Cadastre-se grátis no www.amorlegal.com

Menú

Visitas

Hora Certa

Seguidores

Pesquisar neste blog

Twitter

Facebook

bilhetes