5ª - O CONSTRUTIVISMO NA SALA DE AULA
Avaliação Escolar. É um tema constante em todos os setores escolares, e as autoridades educacionais a tem como um dos pilares da metodologia ideal para melhorar a qualidade do ensino no Brasil. Temos diretrizes de diversos autores que analisam e apresentam formas de avaliação como as mais corretas. Há várias formas de avaliarmos o desempenho escolar de um aluno, mas nenhuma deve ser utilizada isoladamente conforme as orientações que os professores recebem. Avaliar o aluno nesse novo contexto não é mais uma atividade periódica como até pouco tempo, deve ser um processo constante, que se inicia no primeiro dia de aulas e só vai terminar no último.
O Cotidiano escolar que já era e agora fica muito mais complexo para o professor, uma vez que é o principal meio onde o aluno vai ter uma visão do horizonte que deve seguir e que prioritariamente deve ser de justiça, cidadania, dignidade, promoção individual e social.
A avaliação deve ser diferenciada, de forma a não nivelar e mostrar a construção de significados, que mostre a capacidade de cada aluno no desenvolvimento de temas e idéias que englobem o currículo escolar, sua competência de realizar e ter absorvido entendimentos que vão além das fronteiras da escola, atingindo a competição do mercado de trabalho ou prosseguimento nos estudos.
Devemos ver a avaliação de forma global, identificar e abordar os diversos aspectos da construção dos conhecimentos, desde o cotidiano local o regional e global.
Faça o download desse resumo clicando em: DOWNLOADS - FREE
Faça o download desse resumo clicando em: DOWNLOADS - FREE
Luiz. . .
Bibliografia - COOL, Cesar - O Construtivismo na Sala de Aula
0 comentários:
Postar um comentário