6ª - A AUTONOMIA DOS PROFESSORES


Pessoalmente entendo que a autonomia dos professores nesse momento é bem discutível. Se o professor falar em autonomia parece querer mais espaços e independência em suas decisões e é censurado, e por outro lado o poder público deixando cada vez mais responsabilidades aos docentes, e estes obrigados a darem respostas aos alunos, é claro, e às famílias.

CONTRERAS discute a autonomia dos professores sob vários aspectos como: numa escola onde a legislação prevê a participação pública na definição do currículo da escola. Nas escolas públicas, mesmo que indiretamente, ou por omissão na participação, os pais têm delegado à equipe escolar a competência de se definir o melhor currículo para seus filhos. Isso requer do professor um debate constante por parte dos professores no sentido de conscientizar a família dessa responsabilidade do trabalho ser em conjunto e nunca de forma individual. Por outro lado o professor deve sempre discutir, sejam em reuniões pedagógicas, conselhos de escola, sobre a política que adotará em suas ações em sala de aula. Nesse caminho o professor refletirá sobre sua prática e a necessidade de iniciar um novo trabalho para a construção de uma transformação social, de forma a emancipar o indivíduo e a coletividade.

CONTRERAS menciona a profissão de professor como: o especialista técnico, o profissional reflexivo e o intelectual critico, que é necessário equilibrar as necessidades de um ensino de qualidade com o trabalho docente, levando-se em conta o professor, a estrutura disponível, a política da escola e as características da sociedade atendida e como todos esses fatores poderão influenciar na autonomia profissional do professor.

CONTRERAS toma como bases teóricas as idéias: o professor será autônomo quando a escola for autônoma, ou seja, quando tanto o professor quanto a escola forem realmente os idealizadores das práticas educativas e não apenas aplicadores de receitas mágicas prescritas fora dos muros da escola e sem o aval e a reflexão da comunidade na qual está inserida.

Luiz. . .  -  Faça o download desse arquivo clicando em:   DOWNLOAD - FREE
 
Bibliografia: CONTRERAS, José. A Autonomia dos Professores. São Paulo: Cortez 2002.

0 comentários:

AmorLegal.com

AmorLegal.com
Encontre seu AMOR Cadastre-se grátis no www.amorlegal.com

Menú

Visitas

Hora Certa

Seguidores

Pesquisar neste blog

Twitter

Facebook

bilhetes